sábado, 24 de março de 2012

Coração enganoso - A Ilusão

Você alimenta esse sentimento dentro de você?

 

Primeiramente, vamos descobrir o verdadeiro significado da palavra "ilusão" de acordo com o dicionário:

ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagemmimetismoefeitos sonoros,ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes. 

Pois bem, caros leitores, a ilusão cria uma confusão dentro de nós. Pare e reflita quantas foram as vezes que você se iludiu com uma palavra,um sorriso, um olhar ou até mesmo um "Bom dia!" de alguém que lhe interessava? 

Como está escrito acima:Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.

A pessoa iludida interpreta seus sentidos (sentimentos) de uma maneira totalmente diferente, ou seja, vive baseada nos achismos "Ah! eu acho que ele(a) gosta de mim..."Você viu como ele me olhou diferente?"..."Passou do meu lado e deu um sorrisinho"...

Para o nosso coração (sentimento), essas interpretações são o seu alimento diário, mas para o seu cérebro (razão) é praticamente a morte espiritual. A ilusão chega sorrateiramente, quando você se der conta será tarde demais! Ela não pede licença para entrar nos seus pensamentos e coração, pelo contrário, ela invade com toda indelicadeza e arrogância. Imagine-a como uma erva daninha, que cresce sem você perceba, e quando perceber, já estará sufocada pelas suas ramificações.

A pessoa que se ilude com facilidade, é justamente aquela que está debilitada na fé, que não preenche o seu tempo com as coisas de Deus e finalmente que está à procura de alguém custe o que custar. 

Vale a pena refletir neste versículo que está na ponta da nossa língua, mas que muitas vezes é impraticável:

'Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"

domingo, 18 de março de 2012

Paixão: um sentimento enganoso

Diferentemente do amor, ela é perigosa e capaz de iludir
 
Aquele que pensa que a paixão é um sentimento positivo e que deve ser estimulado está totalmente enganado. Diferentemente do amor, a paixão é perigosa e capaz de iludir, destruir casamentos, frustrar e levar muitos a cometer atos impensados. Não importando a idade, este sentimento pode levar qualquer indivíduo à ruína na vida amorosa.

De acordo com o livro “O Perfil do Jovem de Deus”, do bispo Renato Cardoso, a paixão é um sentimento altamente enganoso. E muitas pessoas, movidas por ela, têm se casado ou mesmo se entregado sexualmente a alguém fora do casamento, acabando frustradas.

“Ao contrário do ditado popular que diz que ´o amor é cego`, na verdade o que cega mesmo é a paixão. O amor é inteligente, mas a paixão é tola. Para se ter uma ideia do quão enganosa é a paixão, ela é capaz de fazer alguém gostar de duas pessoas ao mesmo tempo. Você já sentiu isso? Já sentiu desejo de namorar duas pessoas ao mesmo tempo? Isso é paixão, pois o amor nunca se revela dessa forma”, ressalta o bispo.

No livro, o autor explica que paixão, geralmente, é baseada na aparência exterior. E adverte que o sentimento faz com que o indivíduo se torne incapaz de enxergar as incompatibilidades que, provavelmente, farão o relacionamento não dar certo.

O bispo destaca uma passagem bíblica que revela o que o jovem deve fazer. “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2.22)

“Quando você, rapaz, se sente atraído pela beleza física de uma moça, isso nada mais é que paixão. É um sentimento enganoso. Quando você, moça, se sente atraída pela conversa e pelo charme de um rapaz, lembre-se de que isso é apenas uma paixão”, enfatiza o escritor.

O bispo finaliza com um alerta para os jovens cristãos: “Não procure o seu futuro esposo ou esposa lá fora, no mundo, mas dentro da igreja. Ora, se dentro da igreja já é difícil, imagine lá fora!”

Agência Unipress Internacional
Por Tatiana Alves